Todos nós pensamos e temos as nossas ideias... agora vamos pô-las em prática!

sábado, 15 de março de 2008

UM MAIO (DES)CULTURAL!!!

Apesar de este ano, ainda não ter saído o programa do Maio Cultural de 2008, já começo a ouvir os primeiros "rabiscos" sobre o evento deste ano... e vou ser sincero- mais uma vez!!! O Maio Cultural deste ano promete ser mais uma vez, repetitivo, cansativo- principalmente para as associações que trabalham!- e enfadonho!
O Maio Cultural, de alguns anos para cá, tem sido um evento muito fraco a nível cultural, e pouco demonstrativo da real capacidade dos trabalhos executados pelas associações. Quem vem de fora e assiste a um evento do Maio Cultural, não volta mais.
A minha opinião- não é que valha muito, para alguns!- relativamente ao facto da nossa Junta de Freguesia, de uma forma ditadorial, impôr às associações- e apenas a elas!!!- a organização do evento, tornou o Maio Cultural, uma coisa mesmo muito repetitiva e sem originalidade, nem criatividade. A Feira Rural, a actuação da Banda, o Concurso de Caça e Pesca, a Feira das Associações- que deve ser visitada por 20 pessoas, que não fazem parte de alguma associação!- e a chamada de algum artista de 5ª categoria, ou de alguma tuna que sempre acabam com os barris de cerveja.
A criatividade deixou de ser usada na organização do Maio Cultural, para se preferir fazer algo sob pressão, impondo às associações a sua participação... participação essa, que nem todas as associações se interessam- como é o caso do Nespereira F.C. e a Ass. Juvenil de Nespereira.
Diga- se de passagem, que, de todas as associações, a que mais criatividade demonstrou, nestes anos todos, foi a Associação Juvenil, que conseguiram inovar o conceito do Maio Cultural.
E depois, a injustiça de valores atribuídos às associações, vindo-nós, o povo!- depois a saber, que se pagou balúrdios por uma tuna ou por um artista de péssima categoria.
A melhor opção para a organização do Maio Cultural, talvez fosse a criação de uma comissão organizadora, presidida pelo senhor presidente da Junta, mas auxiliado por membros, que estivessem ligados à cultura.
Podemos notar um grande decréscimo de visitantes no nosso mês cultural. E alguém sabe porquê? Porque está- se a tornar muito- e muito é favor!- repetitivo. Uma coisa demonstrada duas ou três vezes, ainda é interessante, mas de há oito anos para cá, sempre o mesmo programa?
Além do mais, Nespereira tem um sem número de jovens talentosos, com vontade de ajudar e demonstrar a sua face cultural, mas que, continuam a ignorar as suas ideias... pois "santos da casa não fazem milagres", não é, sr. Presidente?
É claro, que dá menos trabalho, fazer uma reunião, ouvir as propostas das associações- que por vezes, nem ideias tem- e deixar a organização ao cargo delas! É muito mais fácil!
Estamos a caminhar para a nítida decadência do Maio Cultural, prevendo que daqui a alguns anos, já nem o tenhamos... ou seja mesmo um evento ignorado pela própria população.
Já estou como o miúdo do reclame da TMN... " o mundo evoluiu (senhor presidente), e o senhor?"

Sem comentários: