Todos nós pensamos e temos as nossas ideias... agora vamos pô-las em prática!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

FICOU-SE PELO QUASE!!!

Não podia deixar de escrever uma nota sobre a Selecção!
No grave momento que Portugal passa, a Selecção Nacional foi e será sempre o que uniu as pessoas a olharem numa única direcção: o desejo da vitória!
Apesar de ser brasileiro, torci por Portugal neste Campeonato da Europa, como torço pelo Brasil noutra competição qualquer! Não pelo facto do seleccionador ser brasileiro, mas sim por Portugal: a terra que me acolheu, e que me viu crescer, e que vivo actualmente!
Mas, não se pode deixar de fazer um pequeno balanço deste Euro! Após o jogo com a Rep. Checa, em que Portugal mostrou muitissimo futebol, a Selecção parece ter entrado numa fase de "aparvalhoamento" completo. Foi a notícia da transferência do Seleccionador para o Chelsea;a irritante politica do jornalismo desportivo, que mais se interessava pela transferência do Cristiano Ronaldo, que pela condição da Selecção; a derrota infantil perante a Suiça, onde Portugal mostrou as suas reais falhas em seu futebol; e até o facto de Portugal ser o único dos primeiros dos grupos a não conseguir o "pleno".
Mas a Imprensa desportiva também não ajuda nada, e como Ricardo falou numa conferência de imprensa, mais pareciam "profetas da desgraça" que propriamente jornalistas... à espera de um erro de Portugal, para terem oque escrever.
Mas, não é sobre isso que vim propriamente escrever.
Vim escrever, mais sobre o ambiente que Portugal viveu, e até Nespereira. Encontravam- se cafés cheios, apinhados mesmo, de gente, todos coloridos de verde e vermelho, a olharem para o ecrã. No Imigrante, um café, onde por tradição, vou sempre ver as fases finais das competições da FIFA ou da UEFA, assisti com extrema ansiedade e esperança, a vitória de Portugal! Coisa que não veio acontecer! Víamos toda a gente, a gemer, pelas falhas do Moutinho e do Pepe, pela cabeçada falhada do Nuno Gomes, e o gritar de Golo,de forma efusiva e esperançosa pelos adeptos. O acreditar sempre, foi um factor que não faltou do primeiro ao último minuto, da parte dos adeptos.
Chegou-se no final, e a tristeza e a revolta era a cara dos adeptos. Tristeza, pelo valor da selecção, e não conseguir ir mais longe, e revolta pelo facto de ver Portugal sofrer golos com erros tão básicos, como o que foram. Digo mesmo, que, penso que Ricardo, assinou ontem a sua despedida da Selecção- pelo menos como titular!
Mas, no final, o meu sentimento era, como disse até no café ao meu amigo Vítor Andrade, que o sentimento que passava dentro de mim "era como se uma mulher me tivesse traído... dava vontade de apanhar a bebedeira!" Mas, pronto! Acabou a festa, e acabou a magia do Euro.
Mas mesmo assim, acho que se deve um certo reconhecimento da parte do público e dos adeptos, ao trabalho do Seleccionador Luiz Felipe Scolari, e de seus jogadores.
Pois, "Felipão" conseguiu, nos últimos anos, levar Portugal a um nível intercionalmente invejável, batendo Brasil, Argentina, Holanda, Espanha... os grandes monstros do futebol internacional. Coisa, que até ao momento, não se tinha conseguido. Sente-se mais frustração, talvez pela derrota do Euro 2004, que propriamente, por este...
Outra coisa, que eu acho, é o excessivo massacre, e atribuição de responsabilidades à Cristiano Ronaldo. Mas, para mim, Cristiano Ronaldo, não deixa de ser o melhor jogador de futebol do Mundo- actualmente- mas... não tem ainda maturidade suficiente, para enfrentar grandes desafios... assim como Figo, que para mim, será sempre- e é esta a minha opinião- o melhor jogador da Selecção Portuguesa, de sempre! Bosingwa, esteve bem, assim como, Deco, Simão,João Moutinho, Petit e Nuno Gomes. Pepe, também foi uma das referências a guardar, apesar de estar incluído no erro do primeiro golo da Alemanha.
Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, C. Ronaldo, e Ricardo, tiveram um Euro para esquecer.
Mas, não vale a pena crucificarmos, quem quer que seja, na Selecção. Perdeu- se, e eram 11 em campo. E milhões a torcerem por Portugal, que era movida a força de vencer.
Mas não chegou a força... é preciso inteligência para vencer!

1 comentário:

Anónimo disse...

PROCURA-SE O RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECEU NO FERREIRA DE AVES - CEIREIROS



A idade é um posto e é bem verdade! O que aquela amostra de árbitro fez, no dia 19 de Novembro, no jogo Ferreira de Aves - Ceireiros será inesquecível! Como é que é possível?... onde está a educação?... onde está o brio?... onde está o profissionalismo?... onde está o.....FP...25!!!!!!!!!
Se o futuro da arbitragem da AF de Viseu passa por putos como o que "assobiou" e prejudicou escandalosamente a Beselga (Ceireiros) em Ferreira de Aves... Bem podemos nós orar por uns que foram castigados recentemente e... obrar nestes!
Fica aqui o repto e vão ver a quem foi e o que fez!!!!!!!!!!!

O menos importante acabou por ser o resultado em que o Ferreira de Aves lá conseguiu ganhar por 1-0... agora imaginem sem favorecimentos!!!

Os melhores cumprimentos para aqueles que andam no futebol da AF Viseu como realmente devem andar... acima de tudo a sinceridade... coisa que este miudo não foi e por isso mesmo será considerada uma persona non grata!

veja no blog dos ceireiros